terça-feira, 11 de setembro de 2018

Quibe de Ricota Assado

Fiquei muito tempo sem postar pois estou com um novo projeto, uma loja virtual muito bacana, a Anna Tê, com belíssimos acessórios femininos, decoração e mimos, e isso tem tomado muito meu tempo. Inclusive adquiri uns quilinhos por não praticar atividade física. Então o jeito foi buscar receitas menos calóricas e saudáveis, quando me deparei com essa de "quibe", light, excelente para vegetarianos. 

Ingredientes
02 xícaras (chá) de trigo para quibe
400grs. de ricota (daquelas bem fofinhas)
03 colheres (sopa) bem cheias de hortelã picada
Hortelã para decorar
02 dentes de alho amassados
Pimenta síria a gosto (coloquei uma colher chá)
Adicionei por minha conta e ficou ótimo:
Azeite
Sal
Alho poró
1/2 Cebola

Modo de Preparo
Coloque o trigo de molho por uns 20 minutos para amolecer, após esse tempo, escorra a água e aperte o trigo para que ele fique bem sequinho.

Em um multiprocessador coloque o trigo, a ricota, o sal, a pimenta, a cebola e a hortelã, processe tudo até virar uma massa homogênea.

Coloque a mistura em uma tigela, acrescente um pouquinho de azeite e amasse bem.

Unte um refratário com um pouco de azeite, deposite metade da massa, apertando levemente. Coloque o alho poró fatiado fino e cubra com o restante da massa. Coloque mais um pouco do azeite, faça riscos na massa formando quadrados ou losangos e leve ao forno preaquecido, em temperatura média, para dourar.

Ao retirar do forno decore com hortelã.

Fico aguardando nos comentários o que você achou dessa receita.


quinta-feira, 17 de maio de 2018

Quibe de Forno Recheado



Queridos leitores, andei um pouco sumida devido ao grande volume de trabalho, sou uma pessoa que não para e agora, além das fotos, estou com duas novas marcas e convido vocês a conhecerem: a Suculentas da Tê e a Ana Tê Design, assim sobra pouco tempo para testar receitas e publicar.

No entanto, domingo testei uma nova. Amo quibe, não sei se já falei com vocês, mas sou neta de libanês, então já viram não é? Criada com cada prato da culinária libanesa deliciosos... e o quibe é um deles. 

Como brasileiro vai modificando as receitas originais, algumas ficam boas, outras não, esta ficou deliciosa.

Se você tiver dificuldade em encontrar a pimenta síria, use a pimenta-do-reino em menor quantidade.

Pode também trocar o molho branco por requeijão catupiri, fica ótimo.

Assista ao vídeo, anote os ingredientes e "mãos à obra".

Ah! Quero saber o que achou da receita. Deixe nos comentários e até a próxima.



quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Alimentos que não podem faltar na alimentação do idoso - parte II

receita e preparo
Continuando a postagem sobre a alimentação para os idosos.

Leite e derivados desnatados
São ricos em cálcio que, além de contribuir para a saúde dos ossos, auxilia no controle da pressão arterial e no funcionamento do sistema cardíaco. Também são fontes de proteínas.
A indicação dos especialistas é consumir iogurte, queijo minas e até mesmo vitamina de leite batido com frutas, principalmente no café da manhã e lanches.

Carnes vermelhas, grão de bico, lentilha e feijão
Devem ser consumidos nas refeições principais, pois oferecem ao organismo do idoso um bom aporte de ferro, que previne a anemia. Esses alimentos também ajudam na manutenção da massa magra, que com o avançar da idade há perda significativa nos idosos
O consumo de carne garante ainda, a ingestão de zinco, mineral que fortalece o sistema imunológico e beneficia a cicatrização. Atenção em consumir cortes magros, para evitar a gordura.

Farelo de aveia
Tem um composto denominado B-glucana, que auxilia no controle da glicose, na redução do colesterol e é reconhecida por atuar na prevenção do câncer de cólon. Adultos saudáveis podem consumir uma ou duas colheres (sopa) por dia, acompanhado de frutas, leite ou no preparo dos alimentos, como bolo, tortas e pães.

Peixes como salmão, atum e arenque
Consumir um filé de peixe rico em ômega 3, uma a duas vezes na semana, ajuda a manter a saúde em dia na terceira idade. Isso porque essa substância atua como anti-inflamatória, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças como a diabetes e artrite entre outras.

Se você perdeu a primeira parte da postagem, é só clicar aqui.

Deixe seus comentários e sugestões de postagens.


terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Alimentos que não podem faltar na alimentação do idoso - parte I

Alimentos que não podem faltar na alimentação do idoso
Um assunto muito importante e que às vezes nem nos damos conta é a alimentação da pessoa idosa.
Nossa população está envelhecendo, as pessoas estão vivendo mais e tendo menos filhos. Mas nem sempre viver mais é sinal de qualidade de vida. Por isso temos que ficar atentos à alimentação dos idosos que nos rodeiam.
E, se você que estiver lendo esta postagem, já estiver na terceira idade, aproveite as dicas para que possa viver com saúde e disposição.

A dieta do idoso deve favorecer a manutenção da massa muscular, além de ajudar a prevenir doenças ou complicações relacionadas ao diabetes, à hipertensão, à osteoporose e ao câncer, entre outras ameaças.

É importante ressaltar que todos os grupos de alimentos devem estar no prato do idoso. Conforme Weruska Barrios, nutricionista do hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, "nas refeições principais, o ideal é que 50% do prato seja preenchido com arroz e feijão (proteína vegetal e carboidratos), 25% com proteína animal (carne vermelha, branca ou peixes) e os 25% restantes com vegetais (verduras e legumes) e fontes de micronutrientes como o cálcio, presente no brócolis.

Alimentos que não podem faltar:
* Frutas e legumes
Um idoso saudável pode comer até três porções de frutas e duas de legumes e verduras por dia e, assim, garantir um bom aporte de antioxidantes - que evitam a degeneração celular e o envelhecimento precoce - além de fibras, vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo.

Os vegetais verde escuros como brócolis, couve, escarola e espinafre, são ricos em vitamina A, ajudam a prevenir e combater problemas de memória. Também são boas fontes de cálcio que evitam problemas como osteopenia e a osteoporose.

Já as frutas cítricas como a laranja, limão, abacaxi fortalecem o sistema imunológico, minimizando principalmente o perigo de infecções. Também evitam o envelhecimento precoce e favorecem a cicatrização, devido a quantidade de vitamina C que possuem.

Frutas vermelhas e roxas, goiaba, melancia e uva (dentre outras), possuem compostos como licopeno, polifenóis e resveratrol, que ajudam a blindar o coração, além de prevenir câncer de próstata, hipertensão e doenças circulatórias.

Fontes de gorduras boas, as frutas oleaginosas, como castanha do pará, nozes e amêndoas, também ajudam a proteger o coração. Mas precisam ser consumidas com moderação. No caso da castanha, por exemplo, a recomendação dos especialistas e comer apenas 2 unidades por dia.

Lembrando que não sou nutricionista e que isso são recomendações gerais, adquiridas através de pesquisas.

Para a postagem não ficar muito grande, na próxima explanarei sobre os demais alimentos. Aguarde.