Se tem uma torta que eu amo é a Tiramisu, mas não vale imitações, tem quer ser com queijo mascarpone. A melhor que já comi, foi em um cruzeiro que fiz na Grécia, nunca mais esqueci o sabor.
Não é difícil de fazer, mas tem várias etapas, então aconselho a ler cuidadosamente a receita antes de iniciar o preparo.
Ingredientes
1 e 1/2 xícara (chá) de queijo mascarpone (cerca de 350grs.)
04 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar
3/4 de xícara (chá) de café forte coado sem açúcar
1/4 de xícara (chá) de conhaque ou licor da sua preferência (eu usei licor de cacau)
30 unidades de biscoito champanhe
Cacau em pó a gosto, para polvilhar
Modo de Preparo
1 - Separe as claras das gemas, colocando as gemas na tigela da batedeira. Deixe as claras em outra tigela. Leve uma panela com um pouco de água ao fogo baixo para ferver - ela será usada para aquecer as claras em banho-maria.
2 - Acrescente 1/4 de xícara (chá) do açúcar às gemas e bata até formar um creme claro - no meio do processo, pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula, para bater de maneira mais uniforme. Junte o mascarpone e bata apenas para incorporar. Transfira o creme para outra tigela e reserve. Lave e seque bem a tigela e o globo da batedeira.
3 - Junte o restante do açúcar às claras e encaixe a tigela na panela do banho-maria. Mexa com uma espátula até aquecer e o açúcar dissolver - cuidado para não cozinhar a clara. Com a espátula levante uma porção da mistura e, com a ponta dos dedos, verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.
4 - Transfira a mistura de claras com açúcar para a batedeira e bata até formar um merengue bem leve - cuidado para não bater em excesso, pois fica difícil incorporar o queijo mascarpone a um merengue muito firme. Bata até o merengue formar picos. Adicione 1/3 do merengue ao queijo mascarpone e mexa bem com a espátula para incorporar. Junte o restante aos poucos, mexendo delicadamente, de baixo para cima. Reserve.
5 - Separe uma travessa retangular de cerca de 30cm x 20cm. Num prato fundo misture o café com o licor.
6 - Molhe apenas um dos lados do biscoito no café e transfira para a travessa, com o lado molhado virado para cima, um ao lado do outro até cobrir todo o fundo. Espalhe metade do creme sobre os biscoitos, cobrindo toda a superfície. Faça outra camada com os biscoitos umedecidos e cubra com o restante do creme. Nivele com uma espátula e leve à geladeira, para firmar, por pelo menos 6 horas (se preferir, cubra a sobremesa com um filme e deixe na geladeira de um dia para o outro).
7 - Na hora de servir, retire o tiramisu da geladeira e polvilhe com cacau em pó, passando por uma peneira fina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por deixar seu comentário.